APRESENTAÇÃO

BREVE HISTÓRICO DO CONGRESSO BRASILEIRO DE GUARDAS MUNICIPAIS E SEGURANÇA PÚBLICA

A ideia de se realizar um Congresso Brasileiro de Guardas Municipais surgiu devido à necessidade das Guardas Municipais do estado de São Paulo, que são um exemplo e referência para o Brasil, se reunirem para troca de informações, evolução de suas ações e compartilhamento dos seus projetos de sucesso para todas as Guardas do país.

Considerando que o crescimento das Guardas Municipais é de grande importância, frente à demanda social por segurança e a complexidade dos avanços tecnológicos, a cidade sede para o primeiro Congresso Brasileiro de Guardas Municipais foi Americana, cidade que vinha se destacando por implantação de projetos inovadores. O evento aconteceu no dia 23 de fevereiro de 2006, onde o Presidente do site www.guardasmunicipaisbrasil.com.br , Carlos Alexandre Braga e demais autoridades estiveram presentes, assim como representantes de outras corporações do estado de São Paulo e de todo Brasil.

Nos anos seguintes, as cidades sedes do Congresso foram:

2007 – Sorocaba
2008 – Araçatuba
2009 – Vinhedo

Uma pausa para reestruturação do Congresso foi efetivada nos anos seguintes, vindo a ser retomado em 2019, onde a cidade de Vinhedo foi novamente a escolhida. Em 2020, devido à pandemia o evento não pode ser realizado, porém volta acontecer nos anos seguintes:

2021 – Itu
2023 – Barueri
2024 – Vinhedo

Estar em constante conexão, divulgando o uso de novas tecnologias, sucesso em projetos transformadores, enfim, a troca de experiências e a divulgação das ações atuais e os cases de sucesso por todo o país, justificam a importância da realização do Congresso, haja vista que as Guardas Municipais, há muitos anos vem prestando serviços na Segurança Pública, sempre em benefício das suas populações locais.

Neste sentido os resultados do evento são as melhorias na condição de segurança pública para os municípios.